echo mysql_enable="YES" >> rc.conf

# cd /usr/ports/databases/mysql50-server/
# make install clean

Hora de rodar o mysql (Confirmar o arquivo rc.conf acima)

# /usr/local/etc/rc.d/mysql-server start
# /usr/local/bin/mysql_install_db

Configurar a senha de root

# /usr/local/bin/mysqladmin -u root password 'new-password'

Teste o mysql

#mysql -p
Enter password:

Abraços!