Em 30-07-2008 23:21, Alexandre Biancalana escreveu:

> Mais uma dica, eu uso dovecot pra pop e imap, ele autentica em
> qualquer coisa (mysql,ldap,etc..) funciona com daemontools é bastante
> flexivel e seguro!
>
> Eu não gosto de courier-imap...

Aqui eu comecei a utilizar o courier-imap, porém, como a quantidade de
acessos é muito grande, o IO de disco deixava o serviço muito lento.
Depende muito do cliente. Com o Thunderbird não gerou degradação, mas
como o webmail (horde) não gera índices próprios, ficou impossível de
manter o courier-imap. Passei a utilizar o dovecot que gera índices das
pastas Imap. Eu acho o courier-imap bem melhor em certos aspectos, como
a configuração de pastas compartilhadas e também o controle de cota.
Porém, perde muito em performance com webmail que não gera índice e
depende só do imap pra listar as mensagems, principalmente quando é
necessário ordenar as mensagens.