2009/1/25 Jean Carlos Zanuzo <j...@w3nt.com>

> Olá Celso! blz cara?

Porque não é mais tão seguro? Pelo que sei é um dos melhores digestores
disponíveis!

O problema é se alguém consegue ler teu master.passwd (que é onde a senha
está guardada), mas neste caso qualquer algorítmo fica inseguro devido ao
ataque de força bruta, ou seja, o carinha fica chutando senhas e digerindo
elas até achar uma que coincida com a que está gravada lá, não depende do
algoritmo.

No caso se uma senha forte (temperada com números e caracteres especiais) é
virtualmente impossível pois  a proposta matemática do algorítmo é de que
nenhuma outra seqüência gere o mesmo hash, ou seja, o cara vai ter que
encontrar entre todas as combinações possíveis, exatamente a sua.

>  Voce pode mudar o md5 por blf ou des. Depois rode o comando "cap_mkdb
> /etc/login.conf" e troque a sua senha com o passwd e verá q o hash no
> master.passwd mudou para um maior (no meu caso uso blf).

 Não use DES, é o mais antigo que tenho conhecimento e permite recuperar a
senha por decodificação, isso sim é gravíssimo!!

Esse blf eu não conheço, mas o tamanho do hash não é parâmetro para
segurança, e sim a matemática que está por trás dele, você pode gerar um
hash enorme com deslocamento de caracteres ou xor.

Até onde eu sei o algorítmo de criptografia mais forte existente é o IDEA,
mas é patentiado e para poder compilar tem que por no make.conf a chave
USA_RESIDENT=NO, lá é proibido mesmo pagando, não estou certo se serve no
master.passwd, mas mesmo que sirva se alguém tem acesso a ele nem macumba
protege.

Não tenho visto muita discussão sobre algorítmos mas acho muito
interessante, desculpe se fugí do tópico.

Abraços.