2009/1/25 Celso Viana <celso.via...@gmail.com>

> digerindo

> Cleyton,
>
> Ano passado tava participando de um curso e o instrutor comentou que o
> MD5 jah nao eh mais seguro... citou uma chinesa que quebra esse
> algoritmo, "na mao", em 20 horas (nao me lembro ao certo o tempo
> citado)
>
> veja essse link
> http://eprint.iacr.org/2004/199

Puxa! Parece que o problema tem mais de 10 anos!! Valeu o toque, eu ainda
estava iludido com a perfeição dele.

De qualquer forma, a "quebra" não é crítica, é uma prova de que a proposta
matemática falhou no fato de poder exitir duas origens para o mesmo hash,
mas se reparar na fórmula, para dar certo o atacante deve conhecê-lo
previamente.

Na questão da segurança do sistema não afeta em nada porque mesmo que a dita
colisão não existisse ainda seria possível recuperar a senha por força bruta
(ou fórmula vicking) como eu havia dito, e ainda será com qualquer outro
algorítmo.

Outra coisa importante é que sendo um digestor, em tese, a mensagem original
se perderia para sempre, não sendo possível recuperar por decodificação,
embora depois de ler esse link eu já não esteja mais tão inclinado a
defender isso...

Abração.