Ademir,

Tive problema com a caixa e um simples "pass" antes dos ip's da caixa
funcionou 100%.
Sobre ip's que não sejam da rede local, eu tenho diversos clientes
conectados atrás de Mikrotik, fzendo roteamento e fornecendo, por exemplo,
um IP válido via PPPoE que também está OK.

Estes mikrotik estão em diversas placas internas, entao a regra ficou algo
mais ou menos assim:

##PROXY TRANSPARENTE
 ${fwcmd} add  deny log tcp from any to ${fwmkt} 3128 in via ${extif}
 #ACESSO DIRETO DMZ
${fwcmd} add allow tcp from ${clientesvalidos} to ${asn} 80
 #ACESSO DIRETO RADIOS
${fwcmd} add allow tcp from ${clientesvalidos} to ${radios} 80
 #ACESSO DIRETO CEF E OUTROS
for noproxy in `cat /etc/noproxy.txt`; do ipfw table 1 add $noproxy;done
${fwcmd} add allow tcp from ${clientesvalidos} to table\(1\) 80 keep-state
${fwcmd} add allow tcp from ${clientesvalidos} to ${fwmkt} 3128
${fwcmd} add allow tcp from ${fwmkt} 3128 to ${clientesvalidos}
${fwcmd} add allow tcp from ${fwmkt} to any 80,443
${fwcmd} add allow tcp from any 80,443 to  ${fwmkt}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt},3128 tcp from ${clientesvalidos} to any 80 in via
${mktif1}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt},3128 tcp from ${clientesvalidos} to any 80 in via
${mktif2}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt},3128 tcp from ${clientesvalidos} to any 80 in via
${mktif3}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt},3128 tcp from ${clientesvalidos} to any 80 in via
${mktif4}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt},3128 tcp from ${clientesvalidos} to any 80 in via
${mktif5}
${fwcmd} add fwd ${fwmkt} tcp from any 80 to ${clientesvalidos} in via
${extif}

Explicando as variaveis,

$fwmkt é o IP externo que o servidor possui;
$clientesvalidos é a rede /21 que engloba todos os clientes com ip válido;
$asn e $radios são redes que eu não desejo fazer Proxy;
Noproxy.txt é a lista de ip's da caixa e de outros acessos que não aceitam
Proxy transparente
Mktif1 a mktif5 são as 5 interfaces internas que se ligam a diversos PtP.

Então creio que meu cenário é bem parecido com o seu.

Tirando um aumento expressivo de CPU e memória(que é esperado afinal o
servidor agora trata centenas de estados de conexão  'spoofados'), tudo está
OK.

Tem algumas regras acima que podem até ser removidas, mesmo meu firewall
sendo o padrão fechado, mas não mexi por falta de tempo e janela de testes..
:)