> Muito se fala de pppoe Server mas não achei informações concretas, temos
> vários emails no histórico da lista mas nada que me esclarece algumas
> duvidas, no google não achei muita coisa.
>
> Gostaria de saber do pessoal que usa o pppoe Server ou md5 os prós e
> contras
>
> O pppoed nativo do freebsd está rodando legal na versão 6.x e 7.x  (pois
> antes sei que tinha problemas com rotas e outras coisas na versão 7.x)

Sim existiam (ou ainda existem) alguns problemas no ppp(8), mas que não
afetam tanta gente assim. As correções já foram aceitas (estão no -current)
mas só devem aparecer no 7-STABLE depois do release 7.2 para evitar qualquer
incompatibilidade com as versões anteriores.

Com os patches aplicados tudo funciona 100%.

> Qual seria o uso da memória por usuário ?

Aprox. 3MB (ou um pouco mais) por usuário.

> O que séria melhor usar os usuários do sistema ou radius+mysql ?

Não existe essa opção de usuários no sistema, existe a opção de utilizar o
ppp.secret (um arquivo de usuarios e senhas para conexão do ppp) e a opção
do radius.

Tudo depende da quantidade de usuários que você pretende utilizar, para
alguns poucos usuários o ppp.secret pode lhe atender e para algumas dezenas
ou mais de usuários o radius deve ser a sua opção (além de permitir o
cadastro de usuario+senha+mac-address e outras features por usuário -
controle de banda por exemplo).

> Para pessoal que usa o mpd5 :
> Onde acho exemplos, pois já virei a net ?
> Se tiver exemplos pode me enviar ?

Já olhou a documentação do software ? Infelizmente não tenho nenhum exemplo.

Como via de regra, para poucas conexões você pode ir de ppp(8) e para
algumas centenas ou mais de conexões simultaneas, utilize o mpd.

Eu já vi algumas pessoas com quase mil (isso mesmo 1000) conexões pppoe
simultaneas com o mpd. Isso é praticamente impossível com o ppp(8) devido ao
alto uso de memória por usuário.

O mpd também é uma implementação ppp no kernel (netgraph) enquanto o ppp(8)
é implementado no userland (que faz alguma diferença se você for ter muitos
acessos simultaneos).

> Será que pppoe é a melhor opção para um isp wireless ?
> Teria outra boa opção ?

Captive portal, 802.1x, certificados, etc... Tudo depende do seu ambiente,
SO dos clientes e mesmo da sua estrutura wireless.

[]'s
Luiz