Muito obrigado pela sua explanação é que não tenho experiencia com pppoe só
fiz alguns teste na bancada mas tem gente que asusta agente falando um monte
de coisas sobre o pppoe que é bom que é ruim e para dar um tiro no escuro é
dificil

Estou pensando em fazer o seguinte montar em dois sites um com pppoe e outro
com um captive portal que estou escrevendo em php para ver qual a melhor
solução para meu caso
depois colocar tudo isso em uma mini distro do freebsd para rodar em flash

Muitos falam tb do pfsense mas eu não tive muita sorte com ele sempre que
pego uma maquina para teste ele não rodar por algum motivo seila oq mas sei
que muitos usam e gostam.

Eu venho trabalando em uma mini distro já faz algum tempo usei como base o
tinybsd e o próprio pfsense e  monowall mas hoje ja tenho algumas técnicas
para reduzir o freebsd e fircar bem perfeito só me falta mesmo acertar com o
pppoe ou alguma outra solução para facilitar a conexão

Luis voce poderia me explicar como eu faria para prender o mac no radius e o
controle de banda, já vi muitos falando disso mas numca achei nada falando
sobre isso, eu fiz dois script aqui que quando sobre o tunnel pppoe ele
executa o up.sh e crias as regras do ipfw o e down.sh para remover as
regras. seria algo parecido com isso ?

muito obrigado !!!