entendo mas como eu comentei  dependendo da customização no sistema,
não somente no kernel podem ocorrer problemas
Exemplo:

o cliente onde presto serviços  tem mais que 16 grupos por usuário
no freebsd o  limite de grupos é  16.  instalei o Ldap+samba
configurei tudo bonitinho mas  ainda  o id, pw , e o samba se limitam
a mostrar 16 grupos ignorando o resto cadastrado.

a opção que achei foi continuar fazer o pequeno shut-up-and-hack no
/usr/src/sys/sys/syslimits.h

#define NGROUPS_MAX               16   /* max supplemental group id's */

e mudar para

#define NGROUPS_MAX              216   /* max supplemental group id's */

depois continuar com o procedimento padrão de atualização e
recompilação do samba + ldap
passou a  achar todos os grupos pelo id, pw, e samba, não ocorreram
mais erros no acesso aos arquivos/diretórios.