Problemas diretos:

Espaço físico no datacenter
Custo de resfriamento
Custo de energia
Custo de ativos de rede(principalmente portas Giga)

Virtualizacao resolve os 3 problemas acima em pouco tempo.

Custos indiretos que a virtualizacao resolve, além dos citados pelos colegas:

Gerenciamento unificado(uma console virtual abre n servidores, sendo que sem
isto seria necessário n KVM que custam caro);
Facilidade de expansão de hardware(precisa de mais disco basta criar um novo
disco virtual, em um hardware padrao é necessário comprar um disco, desligar o
servidor, colocá-lo - ou expandir o RAID, o que exigiria uma controladora RAID
+ hot swap).

Claro que muitos pensam que a desvantagem inicial é aquela porrada do preço de
2 ou 3 hardwares com muita RAM e um storage + placas HBA e switchs FC.

Mas esta 'porrada' dilui em meses ou em poucos anos, conforme a calculadora ROI
mostra :)