2009/5/27 irado furioso com tudo <ir...@bsd.com.br>

> há tempos estou curioso a respeito do seguinte:
>
> "considerando-se duas coisas:
>
> a) o custo decrescente de bom hardware (xingling não conta)

Suponhamos que você só precise oferecer um serviço: sem virtualizar, tem
apenas uma máquina oferecendo aquele serviço. Se ela cair, você não terá
contenção alguma. Agora, se você pegar e criar uma única máquina virtual
usando todo o recurso de hardware, poderá monitorá-la no hypervisor e, se
ela cair, poderá subir uma outra instância dela na hora.

E, melhor: suponhamos que você use volumes lógicos. Você não precisa usar o
volume lógico original: cria um snapshot, usa ele. Se a máquina cair, você
descarta esse volume, cria outro snapshot do original, e sobe uma máquina
que você tem certeza que não estará comprometida.

> b) a construção de SPOF (Single Point Of Failure)
> "
>
> qual a vantagem em se usar virtualização para servidores?
>

> --
>  saudações,
>  irado furioso com tudo
>  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> Salário Papel-Cebola
> Você pega, olha e chora.

Eduardo Costa Lisboa