Irado,

Explicando melhor...

Este servidor que ativei o firewall não é um gateway, o gateway é outro
servidor...
Neste firewall tem um proxy transparente, porém antes da regra do proxy
transparente, tem regras para liberar os diretores a não passar pelo proxy,
enfim, liberar tudo.
Se a regra libera tudo e não passa pelo proxy, é óbvio que não precisa colocar
o proxy nos navegadores dos diretores. A minha dúvida é: se este servidor que
foi ativado esse firewall for um gateway, aí sim que os diretores conseguirão
navegar tranquilamente, né? Porque este servidor AINDA  não é um gateway,
portanto, sem o proxy é impossível navegar.
Estou correto que falta este servidor ser um gateway?
Ric.