Eric Raimond diz no guia Como fazer perguntas inteligentes, no título Antes de
perguntar, "Nunca assuma que você merece uma resposta. Você não merece; você
não está, afinal de contas, pagando por este serviço. Você irá ganhar uma
resposta, se ganhar, fazendo perguntas substanciais, interessantes e
intrigantes - uma que contribua com a experiência da comunidade ao invés de
apenas extrair conhecimentos dos outros."
Se o usuário não ganhar a resposta ou se as comunidades de BSD, por exemplo, a
lista e o fórum FUG-BR estiverem paradas,  a quem se deve pagar para ter
garantia de ser respondido sobre dúvida de BSD?
Para mim será frustrante fazer o FreeBSD Server e System Administration da
FreeBSD Brasil se depois de fazer esse curso não ganhar resposta de comunidade
BSD ou se as comunidades de BSD estiverem paradas, pois não sei inglês para ser
ajudado pela freebsd.org.