De: Karen Lima Vieira <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED]
Cc: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: [IBAP] Renúncia de FHC
Data: Wednesday, February 03, 1999 7:38 PM

Prezado Gustavo:

Eu fiquei pensando no que você escreveu.

Realmente houve eleições, e o FHC ganhou. Só que eu não consigo ver toda
essa legitimidade presente. Do ponto de vista formal ela realmente existe.
Tudo transcorreu dentro da mais correta legalidade.

Do ponto de vista real, não sei se é bem assim. Por exemplo, na urna
eletrônica tínhamos a opção do voto em branco, mas não tínhamos a do voto
nulo. Por que? Porque o nulo não conta nem para efeito de votos válidos.
Nos cidades maiores, as urnas foram colocadas, nas menores e mais afastadas
de São Paulo foi utilizado o método do sistema munual. Nestes locais,
muitos nem sabiam que havia outros na disputa além de Lula e FHC. O FHC
declarou ter gasto 45 milhões de reais na campanha, o Lula parece que
gastou uns 10 e os outros menos ainda. A mídia apoiou FHC, ou pelo menos
não prejudicou.

Em igualdade de condições, não sei se ele venceria. A legitimidade para mim
é relativa.

De forma alguma quero que entenda isso como uma agressão, mas eu não
consigo achar que é legítimo um poder que precisa de tantas artimanhas para
ser conquistado. Parece meio artificial.

Você talvez ache que meu discurso é inocente, utópico ou infantil, mas,
francamente, acho que se o principio da legitimidade e da
representatividade fosse um pouco mais respeitado, o Brasil estaria muito
melhor.

Desculpe-me.

Karen Vieira.