-------------------
Caro Flávio...obrigado pelas sujestões...mas, já descuti sobre
determinação do consumo de água com muitas pessoas inclusive meu
orientador e não conseguimos chegar a um consenço...Chamamos de planta
isolada, toda vez que temos uma única planta dentro do lisímetro e que
a área do lisímetro (5,7 m2) é menor ou igual ao espaçamento da
cultura (28m2) no caso o citros plantado no espaçamento 7x4m.

Pois, bem! Vc não acha um erro dividirmos o consumo de água da planta
em litros, pela área do espaçamento em m2, para se obter a
evapotranspiração da cultura em mm? Eu acho que isso é um erro!
Pois, vamos imaginar a reposição dessa evapotranspiração da cultura em
mm por um sistema de irrigação que molha a área inteira (aspersão,
pivot, etc)...dessa forma estariamos aplicando a quantidade de água
que a planta necessita consumir em toda área do espaçamento, ou seja,
aplicariamos água fora do alcance do sitema radicular,
impossibilitando a planta de usar toda água aplicada. Enquanto que, se
gerassemos a ETc em mm através da divisão do consumo em litros pela
projeção da copa da planta em m2, estariamos garantindo que na
reposição dessa água em área total, aquele consumo em litros seja
aplicado onde realmente será consumido pela planta (na região onde tem
raízes)...
O que vc e os outros amigos da lista acham disso...?

PS: desculpe usar meu problema pessoal nessa discussão sobre
determinação de consumo de água em plantas isoladas...mas, acredito
que dessa forma estaremos discutindo muita coisa interessante e que
irá nos ajudar na discussão.

José Júnior