Caro José e amigos do IRRIGA-L, bom dia!

Na minha opiniao se utilizarmos o espacamento entre plantas teremos obrigatoriamente
que
utilizar o Kr, pois senão estariamos pegando toda a agua que seria dada à area
cultivada e
simplesmente dividindo igualitariamente pelas plantas cosntantes desta area, ou seja, a
água que na aspersao estaríamos dando para o "mato" das entre linhas, estaríamos
entregando no "pé da planta" e neste caso corremos o risco de provocarmos lixiviação,
que
ocorreria em maior intensidade, uma vez que partirmos do pressuposto que em condicoes
de
irrigacao localizada  está sendo feito fertirrigacao.

Assim, se utilizarmos a projeção da copa ou a area efetiva das raizes, poderiamos entao
deixar de lado o Kr, que em termos praticos é uma outra fonte de confusao para o
irrigante.

Projecao da copa ou area efetiva de raizes?????

A projeção da copa é fácil de medir e lembre-se que o Kr é calculado atraves da propria
projecao da copa, havendo ao menos tres equacoes para calcular o Kr.

Creio que o mais adequado seria trabalhar com a area efetiva das raizes, mas quem tem
estas informaçoes? Havendo diferente comportamento das raizes em funcao da combinação
copa/cavalo e até mesmo do sistema de irrigacao utilizado, como saber na pratica qual
é o
valor correto?
O irrigante teria que abrir trincheiras em suas lavouras?

Existem poucos estudos com raizes na cultura da laranja e até mesmo sobre o manejo da
irrigação na cultura?
Qual a duração do stress hidrico que se deve dar à Pera Rio para que se tenha uma otima
produção? E em outras copas? O porta-enxerto afetaria a duração do stress?

Realmente, a laranja é uma cultura de grande expressao economica, cada vez mais
dependerá
da irrigação (uma vez que o limão cravo, mesmo rustico, tem apresentado problemas
serios
com a morte subita) e devemos ter condicoes de oferecer respostas adequadas para que a
tecnologia da irrigação seja usada eficientemente.

Voltando: pela praticidade e no momento atual, a base de conversao de mm para litros e
vice-versa, creio deverá ser a projecao da copa.
No futuro, quando dispusermos de informações confiáveis e em quantidade sobre o
comportamento do sistema radicular em varias combinações de copa/cavalo, tipo de solo e
equipamento de irrigação, faríamos a adequação para a area efetiva do sistema
radicular.

Abracos a todos e tenham um bom finla de semana!

Fernando Tangerino

--
Fernando Braz Tangerino Hernandez
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP

Saiba o que já foi discutido na IRRIGA-L em:
http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.htm

Para sair da lista IRRIGA-L, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]
e no corpo da mensagem digite:

unsubscribe irriga-l (seu endereco eletronico)

Nao envie mensagens com este conteudo diretamente para a lista.

Responder a