Oi Jailton, Miranda e Amigos Javaneses,

Eu nao posso subestimar a capacidade de um hacker grampear um pacote HTTP e
roubar dados que desejo ser confidenciais, mesmo que haja bilhoes de pacotes
trafegando por ai.

Entendo que a seguranca de um site de comercio eletronico deve ser completa:
servidor, estrutura de rede, banco de dados, pacotes, linguagens e poltitica
de administracao do site. A medida em que vou acrescentando mecanismos de
seguranca, perco performance, nao tem como fugir disso. Portanto eh
necessario equilibrar os fatores performance e seguranca, pois os dois serao
importantissimos para o usuario.

As solucoes de seguranca adotadas dependem do tipo de projeto e das partes
envolvidas. Se for B2C, eh comum usar SSL, firewalls, seguranca em hosts
etc. Se for B2B, entao voce tera que se preocupar em gerar Redes Privativas,
criptografia e assinatura fortes alem dos mecanismos do B2C. Mas tenha a
certeza de que Java podera satisfazer varias necessidades de programacao de
criptografia (inclusive de uma olhada em www.nl.cryptix.org). Contudo nao se
esqueca da rede, dos servidores, dos administradores...

Teh+.

Alex Nascimento
[EMAIL PROTECTED]
Correios do Brasil