Oi Willian.
Como estão as coisas aí na Universidade?

Os drivers JDBC são classificados em 4 tipos.
1) JDBC-ODBC bridge plus ODBC driver : É o famoso SunJdbcOdbcDriver, que já vem com
o JDK e a maioria de nós já usou para acessar o Access. Com ele você precisa
definir a fonte de dados em cada Máquina (odbc) e não pode ser usado pela internet.

2) Native-API partly-Java driver: Este segundo tipo de driver usa a biblioteca
nativa do BD, ou seja, apesar de ser bem mais rápido que a ponte jdbc-odbc, ele não
é multiplataforma. Consequentemente você não poderá utilizá-lo através da internet
em applets Java.
3) JDBC-Net pure Java driver: O driver é escrito em java, portanto é a solução que
você procura. Praticamente todos os banco de dados (Oracle, Informix, Sybase,
MySQL, PostgreSQL, MS SQL Server, etc) fornecem driver deste tipo. Estes drivers
são geralmente fornecidos em arquivos jar ou zip e são enviados para o cliente
através da tag archive no código HTML do applet.
4) Native-protocol pure Java driver:  Este tipo de driver JDBC é compatível com
qualquer banco de dados, ele vai além da possibilidade de rodar em qualquer SO, ele
é capaz de conectar ao Informix e ao Oracle. Também é escrito em java.

Os drivers 3 e 4 são recomendados pela SUN e não contemplam o Access. Para acessar
o Access pela internet você vai precisar usar RMI. Veja a FAQ da Sun:

5. How can I use the JDBC API to access a desktop database like Microsoft Access
over the network?

Most desktop databases currently require a JDBC solution that uses ODBC underneath.
This is because the vendors of these database products haven't implemented all-Java
JDBC drivers.

The best approach is to use a commercial JDBC driver that supports ODBC and the
database you want to use. See the JDBC drivers page for a list of available JDBC
drivers.

The JDBC-ODBC bridge from Sun's Java Software does not provide network access to
desktop databases by itself. The JDBC-ODBC bridge loads ODBC as a local DLL, and
typical ODBC drivers for desktop databases like Access aren't networked. The
JDBC-ODBC bridge can be used together with the RMI-JDBC bridge , however, to access
a desktop database like Access over the net. This RMI-JDBC-ODBC solution is free.
( http://dyade.inrialpes.fr/mediation/download/ )

Qualquer coisa poste na lista.

[]'s
Handerson Ferreira Gomes