A minha opiniao eh parecida com a maioria das pessoas. Um software de
qualidade, principalmente os de grande porte, deve ser independente do
banco de dados, da ferramenta RAD, da interface grafica e de qualquer
outra coisa que alguem possa imaginar. O valor esta na camada de negocio.

Um padrao de projeto que busca separar interface do usuario  ( seja ela
grafica, textual, pelo telefone - homebanking - ou o que seja ) eh o
Model-View-Control, que separa a camada de negocios da interface e ainda
divida a interface em controle e visao. Normalmente o controle eh sempre o
mesmo ( a forma como o usuario navega pelo sistema ). O que pode mudar eh
a forma como a interface eh mostrada para o usuario.

Dois artigos interessantes falando sobre separacao de interface e negocios
sao os seguintes:
Understanding JavaServer Pages Model 2 architecture
http://www.javaworld.com/javaworld/jw-12-1999/jw-12-ssj-jspmvc.html

Building user interfaces for object-oriented systems
http://www.javaworld.com/javaworld/jw-07-1999/jw-07-toolbox_p.html

E vamos continuar a discussao sobre desenvolvimento de software que ela eh
importante.

Abracos,
Eduardo da Fonseca Melo
DI - UFPE