Olha, tenho experiencia soh com JNI no Windows, mas posso dar uns chutes...

Seu procedimento parece correto (assumindo que as linhas de comando estejam certas e
facam o que vc diz).

A biblioteca dinamica deve ser do tipo que o sistema operacional aceita (se o sistema
aceita ELF, tudo bem).

Nao sei muito de linux, entao se eu disser bobagem, desconsidere, ok?
Acho que o problema eh que voce deve colocar a biblioteca no diretorio de bibliotecas
(o linux tem isso, nao tem?), assim o sistema operacional conseguirah encontrar a
biblioteca e carrega-la.
Acho que eh isso.

Rodrigo