Caros colegas,

        Fui contratado por um banco para implantar um processo de
desenvolvimento OO e uma arquitetura componentizada. A cultura do banco é
fortemente baseada na plataforma da Microsoft.
Como temos aqui um ambiente muito homogeneo (todas as máquinas utilizam
WinNT) e como "santo de casa não faz milagre", preciso de outros argumentos
para convencer a gerência a adotar a plataforma Java. Acompanho Java desde
1996 e conheço muito todos os benefícios (sobretudo o argumento da
independencia de plataforma), porém, fui desarmado com os seguintes
argumentos:

- No Brasil falta mão-de-obra qualificada em Java;
- Não iremos obter grandes benefícios, já que nosso ambiente é extremamente
homogeneo (MS).

        Alguém conhece algum material de nível gerencial, para que eu possa
me munir de argumentos de modo a implantar Java ?
        Quais as empresas no Brasil realmente qualificadas a desenvolver em
Java utilizando um método formal de desenvolvimento (ao invés do método
Nike: "Just Do It") ?

Obrigado.
Rodolpho Ugolini
Gerência de Arquitetura de Sistemas