On Sat, 18 Nov 2000, you wrote:
> Olá meus amigos,
>
> Sinto muito , apesar de toda ajuda da lista ainda estou apanhando com o
> acesso via JDBC, pois minha applet ao carregar no browse não consegue
> carregar a seguinte linha
>
> Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
>
> Alguém sabe o que eu poderia fazer no servidor para que o browse do
> cliente carregasse esse drive sem problemas...
> pois sempre que a applet é carregada dá a seguinte mensagem :
>
> java.lang.ClassNotFoundException: sun.jdbc.odbc.Jdbc.OdbcDriver

        Ele dah esta mensagem porque a classe sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver nao
pode ser encontrada com o seu classpath...

        Verifique dentro do diretorio jre presente na sua instalacao do JDK se
existe um arquivo rt.jar, se existir coloque este dito cujo em seu classpath,
na minha distribuicao (IBM SDK1.3 Linux) este pacote esta lah.

        Verifique mais uma vez seu classpath e tente compilar o seguinte
programa:

---
import sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver;

class X{
}
---

        Se isso compilar seu driver estah no classpath e a excessao que ele
estava soltando nao poderah mais ocorrer!

        Nao sei se voce jah fez estas coisas, mas de qquer forma, vale
esperimentar!

--
Alysson Neves Bessani
Laboratorio de Engenharia de Software