EJB foi a ideia mais fantastica q tiveram depois do CORBA e do DCOM(esse, eh
obvio q alguem ia bater....). Tecnologia distribuida, facil de assimilar se
vc manja de Java (tem q saber mesmo, principalmente RMI) e com ampla
aceitacao no mercado (25 application servers certificados pela Sun)

Tente achar Mastering Enterprise JavaBeans no http://java.about.com (PDF) ou
compre o livro da Wrox sobre J2EE, acho q eh Professional Java Server
Programming.

[]'s
Michael Nascimento Santos
Analista/Consultor