Polimorphism indica a abilidade de uma referencia a uma superclasse a
conter uma referencia a ele ou todos os subclasses dele

poli = muito (varias)
morpf = formas de apresentação

imagine :
class animal extends object{
   public boolean equals(Object o){

class bird extends animal{
   public boolean equals(Object o){

class arara extends bird{
   public boolean equals(Object o){

class foo{
       object o;
       animal a;

       o = new animal();
       a = new arara();

       o = a;
       o.equals(a);  // true pois por Dynamic Method Binding seria
((animal)o).equals(a);

       a = new bird();

       o.equals(a); // false pois o é instancia de animal enquanto a
agora e instancia de bird
}

O fato que uma classe pode conter varias methodos com mesmo nome mas
signature diferente é method overloading e não tem muito a ver vom OO.

Para saber mais procura ler um livro sobre OO.

sven