Eu vou discordar de vc... acredito que a prova de certificação avalia que a
pessoa certificada tem um grau de conhecimento da linguagem acima da media e quem esta
certificando isto é a propria
empresa que disponibiliza a tecnologia. Tem pessoas que não são formadas, tem pessoas
de boas faculdades e outras de não tao boas! Alguem diria que a pessoa que vei da boa
faculdade é melhor que os
outros dois. Acredito que a certificação seja uma maneira melhor de se fazer esta
avaliação!
    Outro aspecto é que a Sun é uma empresa multi-nacional, sendo assim sua
certificação vale no mundo todo.
    Concordo sim que o fato de uma pessoa ter ou nao certificação, não faz dela melhor
profissional que outra pessoal.
    Acredito que é um diferencial, numa area cheia de maus profissionais e pessoas que
se dizem desenvolvedoras e vivem de copiar codigos e vender porcarias e tirar emprego
de pais de familia e de
empresas que pegam moleques , dao treinamento de uma semana pagam 1000 reais e dizem
que eles sao desenvolvedores e abusam de estagiarios.