> Uma coisa que aprendemos é que um bom profissional
> possue uma boa formação (faculdades de primeira linha).

Nao concordo. O CTO da empresa onde eu trabalho eh formado
em Literatura Inglesa. O cara eh extremamente inteligente
e saca tudo de Java, banco de dados, etc. Eh ver pra crer.
Programar, em muitos casos, ainda eh uma arte. Eh impressionante
a capacidade que ele tem de rapidamente encontrar solucoes
para os problemas que aparecem. Esse eh o tipo de coisa
que nao se aprende na faculdade.

> Para quem fez uma faculdade de primeira linha sabe
> hoje porque teve que construir compiladores, sistema
> operacional, algoritmos de alto desempenho, estruturas
> internas de um banco de dados, programar em Smalltalk,
> aprender inteligencia artificial etc, etc.

Voce pode aprender tudo isto sem ter ido para uma faculdade
(at all). Pode levar um pouco mais de tempo (NO COMECO) mas
nao eh nada de outro mundo. Depois de algum tempo os conhecimentos
se nivelam.

A velocidade com que novas tecnologias surgem faz com que
pouco tempo depois de formado voce tenha que andar pelas
proprias pernas novamente. As coisas que eu aprendi na
faculdade ja estao, muitas delas, obsoletas, o que, de
certa forma, me nivela com pessoas que tenham experiencia
profissional equivalente. Nao acho que eu esteja em uma
posicao desfavoravel em relacao a profissionais
recem-formados. Pelo contrario.

> Só mais uma coisa: Pecado não é copiar código dos outros.
> Pecado é copiar e não entender nada e ainda por cima dizer
> que foi ele que escreveu.

Pecado eh dizer que foi ele que escreveu. O conceito de
reusabilidade esta intimamente ligado `a capacidade que eu
tenho de me abstrair dos detalhes de implementacao de modulos
desenvolvidos por terceiros (encapsulamento). As long as todos
os direitos autorais sejam respeitados e os devidos creditos
sejam dados, nao vejo porque eu tenho que entender todo codigo
escrito por outras pessoas. Pra falar a verdade, eu nem quero.

Eh isso ai, espero ter contribuido para a discussao.
Cordialmente,

Andre Mendonca
[EMAIL PROTECTED]
Sakonnet Technology, LLC