> Os advogados recem formados fazem provas no OAB, para
> garantir suas inscricoes na OAB.

Exemplo nao muito bom. A regulamentacao da profissao exige
que este teste seja feito. O que, por sinal, nao impede que
existam milhares de advogados quinta categoria.

> Qualquer picareta pode trabalhar com o informatica.... o
> amigo do companheiro que era musico agora trabalha com
> informatica, deve receber sei la uma besteira e esta feliz
> da vida.

E qual o problema? O mercado ira amadurecer e ou estes
profissionais acharao seu lugar ou serao detonados. Eu,
pessoalmente, nao tenho medo de concorrer por uma vaga
com quem quer que seja. Se uma empresa quer contratar
um musico para desenvolver software em Java paciencia,
que contrate. Se o musico for um excelente desenvolvedor,
parabens para ele. Qual o problema? Como eu disse em um
e-mail anterior, o CTO da empresa onde eu trabalho eh
formado em Literatura Inglesa. E dai? O cara saca muito.
Eh o que interessa.

> Acredito que a certificação não torna ninguem melhor, que
> ninguem ! Mas dificulta a vida de muita gente que torna a
> nossa profissão tão sem critério, me desculpem os engenheiros...
> os matematicos e outros... que trabalham em uma area que nao
> é deles.

Eu trabalho com gente formada em quimica, matematica, informatica
e literatura inglesa. Todos sao otimos desenvolvedores. Eu,
pessoalmente, sou formado em Ciencia da Computacao por uma universidade
reconhecida como "top de linha" (UFPE) e acho que tem gente aqui na
lista supervalorizando a importancia de um curso superior e de uma
certificacao.

> Tem empresas aqui em Brasilia que formam "desenvolvedores" em
> uma semana... Me desculpe quem acredita que este meninos passam
> em prova de certificação, isto é mentira, quem diz isso nunca
> deve ter feito uma prova destas na vida... ou no minimo um simulado...

Ou essa empresa esta jogando dinheiro fora ou os "meninos"
realmente tem potencial. No primeiro caso, o mercado ira mostrar
que a empresa estava errada em contrata-los. No segundo caso,
parabens para aos meninos e feliz da empresa que os contratou.

Cordialmente,

Andre Mendonca