Essa discussão está ficando chata. Acho que a conclusão é a seguinte:

-> Vc não sabe Java e quer entrar no mercado de trabalho: Estude muito e
tente tirar o certificado.

-> Vc sabe Java (mais que o tag html do applet) e quer entrar no mercado de
trabalho: Saia mandando currículo exaltando a sua experiência. Se começarem
a te pedir o certificado, o que eu acho difícil, vá fazer a prova.

-> Vc está no mercado de trabalho, sabe Java, têm experiência e não tém
certificado: Acho que o certificado não vai te servir pra nada, mas não
custa pedir pra sua empresa pagar e tentar passar na prova.

O CERTIFICADO SÓ SERVIRÁ PARA DIFERENCIAR PESSOAS SEM EXPERIÊNCIA E
RECÉM-FORMADOS.

TROCAR UM RECURSO COM EXPERIÊNCIA POR OUTRO SEM MAS COM CERTIFICADO É
LOUCURA !!!

[]'s

Sergio