Apesar de não ter opinado na discussão (que pra mim foi bastante saudável),
a pouco
estive comentado sobre esse assunto com um amigo. E o que eu dizia pra ele
era que
essa é uma questão muito relativa: QUAL O VALOR DE UM CERTIFICADO JAVA ?

A pergunta pode ser analisada de diferentes pontos de vista. Cada um colocou
o seu modo
de pensar, mas se esqueceram de avaliar se uma outra opinião também é
correta sem que bata
de frente com as outras.

 - Existem pessoas certificadas que naão sabem nada ???
   Sim

 - Existem pessoas não certificadas que sabem muito devido a uma grande
experiência???
   Sim

 - Existem pessoas certificadas e que sabem muito devido a uma grande
experiência???
   Sim

 -  Existem pessoas que se formaram em grandes Universidades e que não sabem
nada ???

   Sim

 -  Existem pessoas que se formaram em grandes Universidades e que sabem
muito ???
   Sim

 -  Existem pessoas que se formaram em pequenas Universidades e que sabem
muito ???
    Sim

 -  Existem pessoas que se formaram em pequenas Universidades e que não
sabem nada ???
    Sim

Esses pontos de vistas e muitos outros foram colocados na discussão e na
minha opinião,
apesar de diferentes, nenhum deles invalida os outros.

A resposta a essa pergunta vai ser diferente de acordo com a situação em que
for colocada.

Pode ter ficado a dúvida sobre a minha pessoa.

Sou Analista de Sistemas, formado na Universidade de Alfenas - MG, trabalho
a quase quatro anos com a linguagem JAVA e posso garantir que a conheço
bastante.
Sobre a certificação, ainda não tenho, pois ainda não fiz a prova, mas
pretendo fazer
em breve ambas as certificações - PROGRAMER e DEVELOPER.

Um abraçoa a todos,

Enilson de Souza Andrade