Ola Roberto, Ola todos,

Discutir isso na lista está fora do escopo.
Também não quero gerar flames, já basta esse flame sobre a Certificação, que nem
sempre contém msgs úteis, mas é um assunto válido.

Considero meio que um erro ter enviado aquele comentário, mas ja foi.

Na minha opinião se o banco utilizado é relacional,  a integridade referencial
deve ser utilizada uma vez que já provou sua utilidade. leia-se facilidade de
desenvolvimento.

agora realmente não faz sentido se vc está desenvolvendo para um banco não
relacional como o ADABAS, por exemplo. leia-se dor de cabeca para fazer a
intgridade "na mão".

Quanto as tabelas estarem na 1FN,  conheço uns "Analistas" que sequer sabem o q
é normalização.

[]´s

Daniel A.