Concordo também que devemos ter o certificado. Nao por mim, eu acho um absurdo voce pagar pra mostrar que sabe. Mesmo que superficialmente. Concordo também com aqueles que falaram que só na prática é que vão acontecer todos os problemas peculiares a esta profissão bendita. Infelizmente as pessoas enxergam apenas os rotulos. Se a pessoa tem uma certificação seja ela qual for, na hora de uma entrevista é mais valorizada que aquele cara que trabalha pra caramba e aprendeu tudo na vontade (como eu), E posso afirmar também que faculdade nenhuma ensina a ser fera em qualquer coisa, voce sai com uma noção de varias coisa, mas aprofundamento técnico só acontece na prática, quando se tem a necessidade de resolver este ou aquele problema por que um cliente esta lhe pressionando, porque o projeto esta atrasado e etc. Na faculdade isto nao acontece. Posso afirmar isto tendo como base os recem formados que trabalham aqui na emrpesa (PUC-PR e UFPR), conhecem os conceitos, mas nao sua praticidade.
    Infelizmente o mundo é assim, pedaços de papel valem muito mais do que o intelecto e o suor. Um terno com certificado pode tirar o emprego de um cara de calça jeans e camiseta que sabe programar em qualquer coisa. Mesmo que o cara que tenha certificado seja um sujeito que so estuda pra isso, pra ter certificado e achar que é mais do que os outros (NAO ESTOU JULGANDO NINGUÉM DESTA LISTA, que por sinal até hoje todos me trataram muito bem).

Cristian Pedroso
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, March 13, 2001 4:02 PM
Subject: Re: [java-list] Qual o valor de um Certificado JAVA ?

Acho que o ideal é ter experiência e ter alguns certificados.  Sem eles não podemos concorrer para mestrado ou doutorado.

No nosso mundo real é melhor ter os dois.  Afinal decontas temos que sustentar outras pessoas.

Ou não?????
Quintino Izidio dos Santos Neto
Analista de Sistemas - TNS II
Embrapa Gado de Corte
Rodovia BR-262 km 4 - Caixa Postal 154
CEP.: 79002-970 - Campo Grande - MS - BRASIL
Fone: (067) 768-2171 - Fax: (067) 768-2150
E-Mail: [EMAIL PROTECTED]