Oi,

 Usando JDBC voce pode trabalhar de duas formas: com e sem auto-commit.
No caso de voce usar o auto-commit, após cada DML um comit automático é
enviado (voce não pode dar um rollback). Já no caso de voce não usar
esto modo, voce tem que explícitamente usar commit() e rollback(). As
linhas da tabela são automaticamente bloqueadas quando uma instrução
DML é executada. Quando vc cria uma conexão, por default já está no
modo auto-commit e vc deve mudar com setAutoCommit(false). Drivers JDBC
de servidor não suportam este modo automático (pelo menos do Oracle).

 nao sei se é isso q vc estava querendo saber...

[]´s

--
Edward Roe