Saudações javanesas,

        Será que alguém pode me ajudar com o seguinte problema:

        Estou tentando desenvolver um aplicativo Java que calcula o valor de uma
equação. Tal equação será digitada pelo usuário em um TextField, como por
exemplo:

        4*x^4+3*x^3+2*x^2+x+1

        Logo em seguida o usuário deverá informar o valor de x em um outro
TextField.
        Como fazer para substituir o valor de x na equação escrita pelo usuário ?
        Certa vez conversei com um professor que disse-me que deveria fazer uma
análise léxica. É este o caminho ? Se se for como faço tal análise ?
        Certo da vossa atenção, desde já agradeço.

                                                                Orlando Cunha Cajueiro
Filho