Gozado, consegui testar no 1.3.0 build C e nao compilou tb..., deu o mesmo
erro de visibilidade, soh compila se o metodo for declarado public na
superclasse ou se eu fizer um overriding em Filho soh pra fazer
super.algo().

Nao sei se vc "jogou" o codigo exatamente como eu fiz, i. e., EM DOIS
PACOTES diferentes, pq no mesmo pacote eu sei q compila mesmo. Se vc puder
confirmar isso...

Resumindo minhas tentativas ateh agora:

1.1.7         - VA 3.0.2 - nao compila!
1.2.2 build W - Sun      - nao compila!
1.3.0 build C - Sun      - nao compila!

filho\Filho.java:8: No method matching algo() found in class filho.Filho.
         algo(); //ERRO DE VISIBILIDADE DE ACESSO!!!

O codigo original encontra-se logo abaixo para as "almas destemidas" q
queiram testar este comportamento estranho do Java - lembrando: em dois
pacotes diferentes...

Joguei metade das msgs desta thread fora pra aliviar minha msg (jah tava em
17k!). Quem acompanhou ateh aki, sabe o q rolou e soh o q sobrou eh q eh
pertinente apos todas as explicacoes, anyway...

Michael Nascimento Santos
Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform
Analista/Consultor
Moderador SouJava - www.soujava.org.br
CPM Sistemas - www.cpm.com.br