Utilizei o Crystal 8 na empresa onde eu trabalhava e não tenho queixas. Ele
se integra muito bem com servlets e a empresa não teve nenhum problema com
segurança. Segundo o manual, realmente, é recomendável que o servidor seja o
IIS. O manual descreve outras formas de instalação, que a empresa na época
não conseguiu fazer.

O tipo de visualização é o desenvolvedor ou analista que decide. Pode ser
HTML simples, HTML com frames, componente ActiveX e plug-in JAVA. Apesar da
portabilidade o plug-in JAVA desenvolvido pela Crystal é muito ruim,
perdendo em qualidade de visualização para o componente Active X. Outro
ponto importante é a possibilidade de deixar a escolha para o servidor de
relatórios. Se você não determinar nenhum visualizador fixo, o servidor se
encarrega de escolher o melhor de acordo com o ambiente do usuário.

A Crystal tem todo o direito de se associar com quem ela bem entende e acha
melhor para si mesmo. O mercado está se estreitando, e somente os próprios
interesses estão em jogo neste caso. Se amanhã ela quiser se associar com a
Padaria do Seu Juca, direito dela!!! Não vejo sacanagem nisto. É como a
história do I.E., a Microsoft vende e integra o que ela bem entende. Se for
assim tiremos o Paint Brush, o Word Pad, e o Media Player pois todos ferem a
lei do monopólio. Brincadeira isso não? Cabe a nós decidir o que é bom, a
seleção é NATURAL, se um software é bom, barato também porque não, e tem uma
forte campanha de marketin ele CONTINUA. Se não cai fora do mercado. Não
quero entrar no detalhe da qualidade dos softwares da Microsoft, mas dizer
que é sacanagem é um absurdo.

Eduardo de S. Bernardino