Bom, se você criou a aplicação de backup, deve-se utilizar
File.length(); para saber o tamanho do arquivo, e então criar outro
arquivo com a data em que foi criado (vai depender de sua politica de
backup).

        Verifique o log4j para geração de logs, é muito bom, gera log para o
sistema de eventos do windows, unix, arquivos, remotos, etc.
[http://jakarta.apache.org/log4j]

Claudio Miranda