Olá Pessoal,

Meu nome é Ruy, moro no Rio de Janeiro, e estou estreando na lista com um
pedido de ajuda.

Sou programador novato em Java, e estou com dificuldades para manejar
JInternalFrames, num aplicativo que estou desenvolvendo. Basicamente, as
dúvidas são essas aí de baixo (por enquanto... hehe):

1) Qual a melhor maneira de exibir um JInternaFrame? Já tentei os métodos
setVisible e Show, mas nenhum deles resolveu o problema a contento, pois
depois que fecho a janela não consigo abrí-la com esses métodos (só
funciona na primeira vez).

2) Como atualizar (refresh) o conteúdo de um JInternalFrame? Por exemplo,
uso um JInternalFrame como formulário de entrada de dados, e depois que o
usuário confirma a inclusão dos registros, gostaria de limpar os campos e
apresentar novo formulário em branco. Não consegui encontrar o método adequado.

3) Como fazer para que um JInternalFrame trave o aplicativo, tornando esta
janela a única a ser digitada? Explicando melhor, como fazer para que uma
janela (neste caso, um JInternalFrame) de interface com o usuário congele o
restante do aplicativo, tornando disponível para interação somente a área
da própria janela que está ativa no momento?

4) Finalmente, os JInternalFrames são os componentes mais indicados para
trabalhar com formulários de entradas de dados, na interface com os
usuários? Caso positivo, alguém conhece um tutorial que ensine a usá-los
adequadamente? Caso negativo, quais os componentes mais indicados?

Só mais uma coisa: estou usando o Forte 3 para desenvolver esse aplicativo,
e tenho notado que todos os componentes do aplicativo estão sendo
adicionados ao mesmo arquivo fonte. Isso tem gerado um problema sério, pois
o arquivo fica demasiado grande e difícil de ler, além do que pequenas
alterações nos componentes ficam mais demoradas à medida que o arquivo
cresce de tamanho. Como resolver isso?

Agradeco qualquer ajuda.

Grande abraço a todos,
Ruy