OK, concordo plenamente com essas ideias. Sempre fui meio cetico quanto a cursos de
informatica em geral. Nao cursos universitarios, mas esquemas de treinamento em alguma
ferramenta ou tecnologia especifica. Internet, manuais e livros sao melhores fontes de
informacao.

Mas nao penso o mesmo das certificacoes, pois elas tem um papel importante. Sao
decoracoes de curriculo, o que eh fundamental num mercado cheio de gente desempregada
como eh o caso do mercado de TI (pelo menos aqui nos EUA).

Eu trabalho para uma empresa de consultoria de porte meio/grande (+- 5000
profissionais no mundo todo, e uns 3500 nos EUA). E mantenho contato direto com o
pessoal de marketing para estar por dentro do que os clientes querem e estar preparado
para mudancas de orientacao de mercado.
Bom, desde fins do ano passado o mercado de TI mudou bastante, muita gente foi
demitida das empresas .com, e a concorrencia estah muito pesada. As qualificacoes
minimas sao bem mais elevadas agora.
Um curriculo bem decorado eh basico para a sobrevivencia.

Por exemplo, o projeto onde estou trabalhando contratou de 3 profissionais Java no
final de Novembro. Recebemos 83 curriculos, do pais inteiro, e para vir morar em
Michigan, numa cidade pequena e chata.
A selecao foi muito dificil, e tivemos que estabelecer algumas regras para facilitar a
vida:

Curriculos sem pelo menos Bacharelado, nem eram lidos.
Mestrado era muito valorizado.
Menos de 5 anos de experiencia em TI apos a graduacao, eliminados.
Menos de 3 anos de experiencia em GUI development (qualquer linguagem), eliminado.
Menos de 18 meses de experiencia em Swing, eliminado. (eu estava encarregado de
contratar o cara de Swing)
E finalmente, certificacao de Java Programmer e outras.

No final, contratamos 3 profissionais excepcionais, que conseguiram entrar no projeto
e ser produtivos em menos de 1 semana.

Se essa mesma selecao fosse feita em 2000, nao teriamos tido nem 10 candidatos, e as
qualificacoes seriam muito piores.

Mas o que eu quero mostrar com isso eh que num mercado ultra competitivo, e
principalmente com a economia em baixa, certificacoes e titulos academicos sao
fundamentais. O curriculo TEM que estar bem enfeitado para se sobresair. Afinal, a
unica funcao de um curriculo eh gerar uma entrevista.