hummm... voce estah enganado, desculpe.
nao existe sequencia de pre-requisitos nas certificacoes Sun.

provavelmente voce deve estar confundindo com a certificacao para Java
Professional em uma determinada ferramenta. ai sim existe pre-requisito.
http://www.jcert.org/tracks.html

Exemplo:
Para ser um IBM Certified Enterprise Developer voce precisa:

1 - Certificacao Java Programmer da Sun
2 - Certificacao em UML (prova da IBM)
3 - Certificacao em Visual Age (com essas tres jah se ganha o titulo de IBM
certified Solution Developer)

4 - Certificacao Enterprise Connectivity
5 - Certificacao em WebSphere

Mas mesmo nessas provas, nao existe o cenceito de pre-requisito completo,
pois elas podem ser feitas em qualquer ordem, e o titulo final eh conseguido
quando se tem todas as certificacoes.

Lembra o modelo da certificacao MCSD da Microsoft, onde a ordem tbem nao eh
imposta, e o titulo eh ganho no final.