Pelo que entendi na mensagem, ele quer que dois processos se
comuniquem, o que no caso seriam duas JVMs, logo não vejo outra
alternativa - com o JDK 1.4, utilizando o pacote java.nio, até poderia
existir a comunicação entre canais, pois no JDK 1.4 ele suporta, Non
Blocking IO com canais.

Claudio Miranda