Acho que o autor do texto foi infeliz ao dizer, sem baseamento consistente, que os
applets morreram. A retirada do suporte nativo á
Java no XP e IE6 é puramente uma determinação legal. Não cabe à Microsoft criar sua
própria Máquina Virtual Java fora dos padrões
estabelicidos pela Sun para fornecedores Java. O motivo de tudo foi que a Microsoft
criou o seu próprio padrão de Java, como
aconteceu com o JavaScript que ela simplesmente "deu um salvar como" e chamou de
JScript.
Não vejo um mercado liderado por apenas uma tecnologia, ou seja, .NET (pronuncia-se
not yet), ou Java têm ambas suas capacidades e
limitações. A concorrência entre ambas vai sempre acontecer. Afinal das contas, a
Microsoft conseguiu aniquilar a Netscape
fornecendo seu navegador gratuitamente, no entanto não conseguiu quebrar a estratégia
da Sun para desenvolvimento multiplataforma. É
notável que isso ainda está intalado na garganta dos CEOs da empresa. Uma  prova disso
é o lançamento da linguagem J# logo após a
plataforma .NET. Em um texto publicado pelo Garthner Group dizia que a Microsoft
estava matando sua produto em uma tentativa
desesperadora de atrair programadores Java para a plataforma .NET.
Acho que ainda teremos muitos acontecimentos onde a maioria estará acompanhada de quem
diga ser o fim de uma ou outra tecnologia. No
final das contas, parecem cegos no meio de um tiroteio. Esta é a minha opnião.

Lincolm Ferreira de Aguiar
WebMaster - QueroProgramar
[EMAIL PROTECTED]

www.geocities.com/lincolmf