Meu amigo ...

Não sei se posso te ajudar muito..

Mas a quatro meses atrás eu estava igual a vc..(desorientado) Mas eu tive a sorte de entrar em uma empresa que investiu em min.
quando eu entrei lá não sabia nada e entrei para trabalhar com java..Desde de então eu estou estudando para me certificar e consegui...O que eu trabalho na empresa com JSP, Servlets usando o Webphere4.0. E agora estou estudando para implementações em EJB (Enterprise Java Bean) e também pretendo tirar a certificação de We Component da Sun que envolve Servlets e JSP.
Acho que vc deveria estudar um pouco a sintaxe da linguagem e a forma de programar, pois Java é orientado a objetos (O VB não) então não tente pular para o mais dificil logo de cara..

Bonão.