Olá,

    O que eu pude perceber de alguns testes que fiz com Java Web Start
(estava verificando a sua potencialidade para desenvolver uma aplicação com
ele) é que:

Ps-> Se eu estiver falando besteira, por favor não reparem, não sou expert
na parada.

            Principais vantagens:
            Mais acessibilidade à máquina, para podermos gravar em disco (é
emitido um aviso de segurança e o cara pode ou não deixar a aplicao fazer
isso)
            Pode ser executado via web através de um click e tb localmente
através do gerenciador JWS.
            Não roda em cima do browser... (deve ser mais eficiente)
            Plugin do mesmo tamanho do plugin para JRE e tem um plugin
separado com menos de 500K para quem já tem JRE.
            A aplicação sempre que executada, mesmo que localmente, já se
auto-atualiza com o servidor. (muito bom isso, e aparentemente funciona
mesmo!)

            Principais desvantagens encontradas:
            Não tem suporte, à princípio, a HTTPS (no caso de Applet
funciona, ele faz chamada via browser). Consegui fazer alguns testes e
acessar um site HTTPS dentro de uma aplicao JWS, mas demorava cerca de 1
minuto para abrir a página a primeira vez. Mas mesmo assim, o local onde
fica a aplicacao JWS nao pode estar dentro de um site https.

    Acho que eh isso aí...

Gonzaga, Flavio (Bim)
System Analyst
Try Automatos @ www.automatos.com