Ricardo

Nao sei se, para fazer esses aplicativos que vc citou, vc achou o Java
produtivo ou nao, mas na minha opiniao achei o Java pouco produtivo
no desenvolvimento de aplicativos comerciais, principalmente quando
se fala em manutencao de programas.

Gosto muito do Java, mas acho que cada ferramenta tem seu
melhor uso. Por exemplo, também trabalho com Powerbuilder,
e para aplicacoes comerciais ele é incomparavelmente mais produtivo
que o Java, e a mesma coisa para o Delphi, por exemplo. Por outro
lado, estou desenvolvendo uma aplicacao para o Palm, e as opcoes
seriam C ou Java, e nesse caso o Java é incomparavelmente mais
produtivo que o C.

Sem citar o fato que vc mesmo disse: uma aplicacao Swing em Java
é muito pesada e lenta.

Outro caso que aconteceu comigo semana passada mesmo: precisava
fazer uma pequena aplicacao (apenas uma tela) que leria um arquivo-texto
e gravaria outro: coisa básica em Java. Porém o cliente não queria "obrigar"
os clientes dele a instalarem o JRE para usarem o programa. Conclusao:
tive que fazer em C++. Esse é outro problema que dificulta muito o
uso do Java em aplicativos ditos comerciais, o tal do JRE.

Acho que o Java é o ideal para desenvolvimento de aplicacoes web
(servlets, JSPs), aplicacoes distribuidas (J2EE) e de outras aplicacoes
especificas (por exemplo, no Palm), mas fazer uma folha de pagamento
ou um sistema contábil em Java/Swing... Gostaria muito, mas acho meio inviável!

Luis Cabral