Não sou Oracle Guru, mas, pelo que sei, TEXTO no oralce deve ser gravado
em campos do tipo CLOB ou NCLOB (Character Large Objects ou National
Character Large Objects).

BFILE grava arquivos extenrnamente no SO e são Read-Only

Meus 2 centavos ..

--
"'You guys (at Microsoft) still don't get it,'
because it's sort of Java with reliability, productivity and security deleted."

                                        James Gosling