Uma applet nao pode executar outro programa por questao de segurança, p/ executar outro programa o usuário precisa permitir o acesso p/ ela, p/ isso vc vai ter que assinar digitalmente ela, de uma procurada por assinaturas digitais e permissoes em applets que vc acha como faz.
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, April 09, 2002 8:45 AM
Subject: Re: [java-list] Executar programas windows através de applets java

Prezados Edilson Sanches e Igor,

Senhores, primeiramente gostaria de agradece-los pelo apreco e atencao dadas, realmente esta lista faz jus a fama (me foi indicada por um amigo que mencionou ser muito boa e com um pessoal muito prestativo e competente). Innfelizmente já tinha tentado este método (Runtime.getRuntime().exec("NomedoArquivo")) e como vc disse igor esbarei no problema da segurança e obtive um erro como:

Exception ocurred during event dispatching:
sun.applet.AppletSecurityException: checkexec.......

Vejam o codigo da classe:

/* @(#)OpenExe 1.0 05/04/2002, Copyright (c) 2002 AFS®Software. */
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import java.applet.*;
public class OpenExe extends Applet implements ActionListener
{
Button b = null; // The press buttom
// String pars[] = {"CicloEdit.exe", "Fase1.htm"}; // Program parameters.
public void init()
{
  b = new Button("Editar");
  b.addActionListener(this);
  add(b);
}
public void destroy()
{
  remove(b);
}
public void start()
{
  b.setEnabled(true);
  b.setLabel("Exe");
}
public void stop()
{
  b.setEnabled(false);
  b.setLabel("Final");
}
public void processEvent(AWTEvent e)
{
  if(e.getID() == Event.WINDOW_DESTROY)
  {
    System.exit(0);
public void actionPerformed(ActionEvent ev)
{
  b.setLabel("Action");
  try
  {
    Runtime.getRuntime().exec("CicloEdit.Exe");
  }
  catch(java.io.IOException e)
  {
    b.setLabel(e.getMessage());
} /* end class */

O executavel e o applet estao no diretório local e ambos estao com permissão de full control para todo mundo, se alguem tiver mais alguma dica e puder me ajudar eu ficarei muito grato.

Atenciosamente,

Adelmo