Alo Felipe,

        Se o q vc estah querendo eh descobrir dinamicamente o tipo de x, vc pode trabalhar sempre com a classe Object, fazendo 'casting'. Soh nao funciona para tipos primitivos, como int, double ou char.

        O codigo abaixo transforma uma string em nome de classe ou uma classe em string. Pode ajudar se vc precisar fazer casting de um nome para uma classe com aquele nome, ou vice-versa...

-------------
import java.util.*;

public class ReflectionTest {

  public static void main(String args[]){
      Vector v = new Vector();
      v.add(new Integer(10));
      Object x = v.firstElement();

      System.out.println(x.getClass().getName()); // imprime o nome da classe de x

      String nome="java.util.Vector"; // uma classe em formato string

      try{
        Object classe = Class.forName(nome).newInstance();
        System.out.println("classe: "+classe.getClass().getName());
      }catch(Exception err){
        err.printStackTrace();