Everson,

Trabalho há um bom tempo com Internet e o que posso te dizer é que
apesar de preferir Java como linguagem e como arquitetura, em muitos
casos deparei situações em que o desenvolvimento de soluções com PHP foi
mais eficiente, rápida e simples.

Dois bons motivos:

- Existe um maior número de profissionais no mercado com conhecimento em
PHP;
- Existe um volume absurdo de pequenas soluções PHP que se pode
encontrar na Web;
- Como java apresenta uma gama de tecnologias e soluções para ambientes
enterprise, etc, muitas vezes se incorrem no erro de adotar uma solução
complexa demais para um problema simples.

Muitas soluções como aplicações de Webmail, Chat e em outros serviços
Web acabei optando pelo uso do PHP nos projetos.

- Cassio