Rafael,

eu também me perguntava isso quando migrei do VB para o Java.
Utilizava sempre DoEvents em um loop onde precisava que continua-se outras
tarefas além do loop.  Para Java as minhas necessidades de DoEvents foram
supridas com Threads.

Não sei te dizer se existe algum método como o DoEvents em Java, más digo que
em Java eu nunca precisei.

Sds

Henderson Macedo