Hugo, isto é um problema dos componentes swing, más caso eu esteja errado
pessoal, por favor me corrijam.

Para capturar uma tecla eu uso o evento keyTyped.

Segue um exemplo em que uso um campo para data para validar teclas. Se for
pressionado backspace ok caso contrario é verificado se foi digitado um
número.

    private void tDataCadastroKeyTyped(java.awt.event.KeyEvent evt) {
        if ( !(evt.getKeyChar() == '\b') )   // Tecla backspace
                if (!Character.isDigit(evt.getKeyChar())) evt.setKeyChar('\0');
    }

Não precisei utilizar em meus projetos algo parecido em um JTable mas vc pode
dar uma olhada na api do JTable no site da sun. http://www.java.sun.com

Segue um exemplo que utilizo para que não seja aceito entrada de dados em uma
tabela:

        TabComercial.setModel(new DefaultTableModel(Linhas,
CabecalhoTabela(2)) {
            public boolean isCellEditable(int row, int col) {return false;}
        });

Espero ter ajudado.

Sds.

Henderson Macedo
Departamento de Software
DRAFT Automação Industrial - Joinville - SC - Brasil