Luciana,

Procure estudar utilizando também algum livro em inglês. Para
manter-se alinhada com os termos que aparacerão na prova.
Recomendo pegar um livro de certificação eu utilizei
o "Complete Java 2 Certification" Simon Roberts, o Kentaro
Takahashi que me recomendou.

Concordo com o meu Xará utilize o site www.javaranch.com.
Aliás faça muitos testes, no Javaranch tem um teste de
conceitos básicos da linguagem com vaquinhas muito bom, 144
perguntas e muito bem humorado.

Abraço, Carlos Haruo

---
UOL Eleições 2002 - Todos os lances da disputa política
http://eleicoes.uol.com.br/
Olá madame,

Luciana, acredito que o que nosso colega tentou dizer, é que a questão
do inglês é realmente um pouco complicada, uma vez que as provas são em
inglês, é extremamente importante estar familiarizado não apenas com a
língua em si, mas com o jargão técnico utilizado nas provas (já ouvi
falar até mesmo de cursos de inglês voltados para quem deseja realizar
provas como estas, por favor não me perguntem onde, realmente não me
recordo ;) ). Uma vez que você tenha certeza de que isto não é uma
barreira para você, acredito não haver problema algum em estudar por
livros em português. (Você pode confirmar isto fazendo alguns simulados
em inglês pela rede.)

Realmente não conheco nenhum livro bom para estudar para a certificação
em português, mas posso te recomendar dois livros (e tenho certeza que
os demais colegas podem recomendar outros): Core Java (Volumes 1 e 2) e
também o famoso livro verde: "Java: Como programar". Ambos tratam de
diversos assuntos que não são exigidos no exame de certificação, se você
quiser algo mais prático portanto, pegue a especificação dos
conhecimentos exigidos, disponível no site da Sun e busque ler apenas as
sessões referentes a aqueles assuntos.

E não se esqueça de praticar muito. O site recomendado pelo Daniel
(www.javaranch.com) é ótimo para isto.

De qualquer forma, espero ter ajudado.

[]s

Carlos H.